supertestes

Tour

Esse é um dos vários simulados do site!
Cadastre-se e tenha acesso a esse a dezenas de simulados grátis.

Questões sobre aposentadoria

Simulado com questões sobre aposentadoria ~ Desempenho médio: 53%
10 questões ~ 616 pessoas fizeram esse simulado ~ tags: legislação previdenciária

para ver o gabarito desse simulado!

1) A aposentadoria por invalidez será cancelada
2) É exigível comprovação do período de carência para concessão de:
3) Com relação à aposentadoria por invalidez e suas características, assinale a opção incorreta.
4) Sobre os benefïcios previdenciários, pode se afirmar:
5) Verdadeiro ou Falso? Trabalhadora rural com 56 anos tem direito à aposentadoria por idade, se cumprida a carência prevista em lei
6) Verdadeiro ou Falso? O aposentado por tempo de serviço que retorna ao trabalho e, nele, sofre acidente, tem direito de receber do INSS, além do valor de sua aposentadoria, o auxílio doença durante o período em que estiver afastado do trabalho em decorrência do acidente sofrido
7) Quando a recuperação da capacidade laborativa do aposentado por invalidez for parcial, ou ocorrer após 05 (cinco) anos contados da data do início da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença que a antecedeu sem interrupção, ou ainda quando o segurado for declarado apto para o exercício de trabalho diverso do qual habitualmente exercia mesmo antes dos prazo de 05 anos, a aposentadoria será mantida, sem prejuízo da volta à atividade no seu valor integral, durante 6 (seis) meses conta- dos da data em que for verificada a recuperação da capacidade, sendo reduzida em 50% (cinqüenta por cento), no período seguinte de 6 (seis) meses e de 75% (setenta e cinco por cento), também por igual período de 6 (seis) meses, ao término do qual cessará definitivamente.
8) A concessão da aposentadoria especial dependerá de comprovação pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social, do tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante o período mínimo exigido.
9) A aposentadoria por idade será devida ao segurado empregado, exceto o doméstico, a partir da data do desligamento do emprego, quando requerida até essa data ou até 90 (noventa) dias depois dela e para os demais segurados, da data da entrada do requerimento.
10) A aposentadoria por idade consistirá numa renda mensal de 70% (setenta por cento) do salário de benefício, mais 1% (um por cento) deste, por grupo de 12 (doze) contribuições, não podendo jamais ultrapassar 100% (cem por cento) do salário-de-benefício.

para ver o gabarito desse simulado!